Reúne apenas quatro espécies com padrões muito uniformes de morfologia e plumagem. No comportamento, lembram as espécies do gênero anterior e, frequentemente, congregam bandos mistos com “espécie nuclear”. Consta que algumas espécies emitem deliberadamente certos gritos de alarme “para debandar a passarada”, quando competem por determinada fonte de alimento, aliviando a concorrência. Tal comportamento derivou sua denominação popular de “uirapuru”.
Mede cerca de 14,5 cm de comprimento e pesa 15,5 g. O macho é de coloração cinza uniforme, enquanto a fêmea possui a parte superior marrom-olivácea e a inferior predominantemente cor de canela.
Habita o estrato inferior e médio em florestas de terra firme e florestas de várzea. Vive geralmente aos pares ou em pequenos grupos familiares, em torno dos quais se formam bandos mistos de sub-bosque.
Presente em quase toda a Amazônia e da Paraíba e Alagoas até o Rio de Janeiro. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru.